sexta-feira, 8 de julho de 2011

CONTRA REFORMA


Diante da crise que se abatia sobre a Igreja Católica, o Papa Paulo III convocou um grupo de estudiosos criando um documento publicado em 1538 com duras auto-críticas à Igreja, principalmente sobre o caráter materialista assumido.
O processo de reação da Igreja passou a ser liderado pela Companhia de Jesus , ordem religiosa que tinha forte apelo à obediência hierárquica e à conduta moral rígida, visando a reestruturação do comportamento dos clérigos. Nas Américas, os jesuítas agiam em duas frentes: educação das crianças de origem européia e na catequese indígena, como forma de expandir a fé católica.

Concílio de Trento

Na tentativa de modificar a Igreja e manter a unidade da fé, o Papa João III e o alto clero, através de assembléias, decidiram pela:
- Proibição da venda de Indulgências e de cargos.
- Aprimoração da formação dos padres obrigatoriamente pelos seminários.
- Catequese para educar os cristãos na fé católica.

E reafirmados os seguintes pontos:
- Salvação pela fé e pelas boas obras
- Celibato clerical
- Confirmação dos dogmas e rituais católicos

Sendo assim, não houve mudanças na filosofia da igreja, mas os abusos e a corrupção do clero foram reprimidos e reinstaurado o Tribunal do Santo Ofício ou da Inquisição, a fim de suprimir a expansão das doutrinas heréticas.

Além da perseguição, a Inquisição exerceu severa censura sobre as obras publicadas e em circulação pela Europa. Para tanto foi criado o Index, uma lista de livros proibidos aos fiéis por conter "assuntos perniciosos à fé católica".


Consequências da Reforma e Contra-Reforma

- O século XVI europeu foi marcado pela intolerância religiosa das guerras santas e da perseguição da Inquisição. Surgiu mais uma divisão do Cristianismo: os protestantes, além dos católicos e ortodoxos já existentes.
- A Igreja Católica perdeu espaço na Europa, porém continuou difundindo-se nas Américas, atuando na conversào de indígenas e na educação dos ''filhos dos brancos".
- O gradual enfraquecimento do Papa contribuiu para o fortalecimento dos Estados Nacionais e de seus monarcas.
- Com o calvinismo, a burguesia passou a encontrar uma justificativa religiosa para o lucro.
- As práticas do Concílio de Trento somente foram revistas em 1962, pelo Papa João XXIII que estabeleceu a liberdade de culto e o ecumenismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário